Urban Voodoo, Christopher S. Hyatt



Adquiri, por volta de um mês atrás, esta obra do (Dr.) Christopher S. Hyatt, co-escrito com S. Jason Black, de um vendedor no site da Amazon.com.

A publicação é da própria editora do Christopher Hyatt, a New Falcon Publications e está disponível apenas em paperback [brochura]. A editora também publicou outros livros conhecidos aqui no Brasil, mesmo que em inglês, como o Illustrated Goetia, ou o Enochian World of Aleister Crowley.

Paguei o total de U$13.50 pelo livro e o frete. O livro estava custando apenas U$8.00, o restante do valor foi para o frete. No site da editora apenas o livro está custando o valor total que paguei. Tudo bem, é apenas uma brochura e o livro que adquiri é de segunda mão, mas logo mais farei a crítica ao livro e vamos descobrir porque o livro não seria uma boa aquisição.

Informações

Título: Urban Voodoo, A Beginners Guide to Afro-Caribbean Magic.
Autor: Christopher S. Hyatt, S. Jason Black.
Data de Publicação: 01/09/1995.
Língua: Inglês.
Acabamento: apenas em brochura.
Páginas: 187 páginas (conteúdo).


Crítica e Observações


Se alguém me perguntasse se o livro vale a pena, ser comprado ou lido, eu diria certamente que não. Até onde lembro, o sr. Hyatt é um pouco chateado com a tradição da Thelema, sendo até mesmo um dos participantes do site do Koening, um site onde várias "verdades" sobre as tradições da Thelema são ditas. E ele deixa isso claro ao longo do livro. O co-autor, Jason Black, também. O livro acaba sendo mais um desabafo explicando porque os dois deixaram as tradições ocidentais mais populares atualmente (Golden Dawn, O.T.O. & Thelema em geral) para fazer uso das tradições afro-caribenhas. Conheço por meio de alguns forúns, que o sr. Hyatt, por saber dessas "verdades", costuma ser um pouco agressivo. E ele deixa isso transparecer no livro. O erro dele e do co-autor, é generalizar. Além das tradições ocidentais, ele ataca também a Wicca sem motivos aparentes.

Apenas quatro capítulos são dedicados a práticas (10, 11, 14 e 15) e em se tratando de um livro para Iniciantes, estas práticas deveriam ser melhor escritas. Sei que não sou nenhum especialista em nenhuma tradição afro, mas já li muita coisa sobre o assunto e existem textos na Internet que são muito mais descritivos sobre o uso do Obi do que o método explicado no livro.

Um outro ponto importante e necessário de se ressaltar é que os autores fazem uma grande mistura de tradições no livro, como se fosse algo único. Santeria, Voodoo, Lucumi, Kimbanda, tudo isso é mostrado no livro como sendo tradições semelhantes, ou com mínimas divergências, o que é um erro.

Fora o desabafo dos autores e os erros em misturar tradições, que é a maior parte de todo o livro, o restante é de qualidade razoável.

A minha nota para o livro seria: 5.

Abraços.

Leonardo.

0 comentários:

Postar um comentário

Caro visitante, nós do Fortuna Et Sophia temos os prazer de ouví-lo! Utilize este espaço de forma correta e logo responderemos você.

Obrigado.